Olá, pessoas. Aqui quem fala é seu amigo Pedro, o
Ateu, com mais uma de minhas dúvidas existenciais (ou não). Em minha luta constante para entender as religiões e seus seguidores.
Essa semana, voltando do trabalho, eu ouvi algo no trem (para variar o trem) e estou com uma grande dúvida.
Caso você seja evangélico, favor esclareça.
Parei de pegar o vagão com aquela pregadora, e eis que me deparo com.... outro pregador. Mais escandaloso, com erros mais grosseiros de português e com vocabulário ligeiramente menor do que a outra pastora de trem.
Eis, que prestando atenção ao que nosso amigo (coff, coff...) dizia, ouvi a versão da oração do pai nosso que todos no trem rezavam (e que é um pouco diferente da que eu conhecia, o que é estranho, levando-se em conta que, segundo a bíblia, Ieshua ensinou apenas UMA versão dessa oração).
Na parte: "perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido..." ouvi algo assim: "perdoai as nossas dívidas assim como nós perdoamos os nossos credores".
Dúvidas.Primeira dúvida: eu ouvi certo? Ou foi uma alucinação auditiva minha.
Segunda dúvida: Vocês só pensam em dinheiro? É por isso que a religião de vocês cresce tanto, porque vocês acreditam que ela pode solucionar todos os seus problemas financeiros?
Não, mesmo não concordando com vocês nos aspectos religiosos, espero que pelo menos no aspecto moral vocês não pensem assim. "Preciso ir na igreja, minhas dívidas estão aumentando".
Mas até faz sentido. Levando-se em conta a ênfase dada ao dízimo nos cultos que assisti (apenas para conhecer, sou contra opinar sobre o que não conheço) não é de se estranhar que o principal motivo pelo qual alguém acredita nisso é o dinheiro.
Vocês acreditam que o dinheiro que vocês doam para a igreja vai ajudar vocês? Não parece mais óbvio aceitar que esse dinheiro ajuda apenas ao pastor (e à equipe dele). Vocês acreditam que rezar diminui dívidas?
E quanto a esse papo de "assim como nós perdoamos nossos credores", por acaso quando o banco liga na sua casa falando que sua conta tá negativa você diz: eu te perdôo irmão. Não é assim que funciona.
Os sujeitos que mais vi reclamarem de dinheiro até hoje (o Ewaldy e o Raphael) não rezam para pagarem suas dívidas, mas costumam conseguir pagá-las.
Não faz sentido!!!!!É meio assustador pensar assim, por isso estou pedindo esclarecimentos. Por mais que eu não acredite em deus ou em religião, imaginar que alguém vá atrás disso puramente para resolver problemas pessoais é algo que não posso entender. Afinal, se você pensa assim, para que, você (religioso) pensa que Iavé te deu braços e pernas? Para trabalhar e conseguir se manter vivo, certo? Pois bem. Pelo que pude perceber, muitas pessoas completamente funcionais e talvez sadias, rezam apenas para receber uma ajudinha lá do alto. O que acho um absurdo, visto que onde eu trabalho (trabalho num órgão público) muitos dos funcionários são deficientes. Sim, alguns são cegos, outros não têm partes do corpo, outros têm algum tipo de deformação física, mas nada os impede de trabalhar. Todos esses com quem já conversei até hoje são pessoas extremamente inteligentes, educadas e completamente capazes de levar uma vida normal e assegurar a própria sobrevivência.
E o mais importante. Nenhum desses sequer aparentou ser um fanático religioso que acha que Jeová irá lhes garantir o pão de cada dia. Se esforçaram, estudaram, lutaram contra todas as adversidades da vida e agora podem se dar ao luxo de ter orgulho da vida que levam. Enquanto muitas pessoas saudáveis, mas acomodadas, jogam na mão de deus. Há um trecho na bíblia que fala para você deixar seus problemas na mão do cara lá de cima. Puro comodismo, seus problemas são culpa sua, você os deixou chegarem onde estão, e você, unicamente você tem o dever de consertar a cagada.
Bom, é isso. E espero que alguém me explique melhor essa das dívidas. Sinceramente, espero ter entendido errado, senão... coitados dos credores =D.
Piadinha:
Porque ninguém encontra Deus???
Depois de tantos "Deus te pague" ditos por aí, se os credores descobrirem onde ele mora, ele tá lascado. =D
Marcadores: Crítica religiosa, Evangélicos
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial